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REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências
nova série | número 31 | setembro | 2012
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EDITOR |
TRIPLOV |
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ISSN 2182-147X |
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Contacto: revista@triplov.com |
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Dir. Maria Estela Guedes |
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Muito
mais do que ser um simples instrumento para reproduzir a realidade, a
câmara fotográfica se converteu em um valioso meio pictórico. Nas mãos
de um poeta – pois de poesia sempre se trata – as lentes se convertem no
que André Breton chamou de “observatórios do céu interior”. Disto já
sabiam bem os primeiros astrônomos imbuídos de hermetismo, que
manipularam telescópios e microscópios, percebendo na imensidão a
harmonia das esferas. O Romantismo descobriu as possibilidades poéticas
que a fotografia acrescentava ao nosso conhecimento da realidade.
Explico: emprego o verbo conhecer em seu sentido bíblico, que é o ponto
de partida de Floriano Martins para reproduzir as composições que surgem
magicamente do interior de seus aparados fotográficos.
Digamos
então que os fluidos vitais de suas imagens correspondem a outras
evidências, surpreendidas pelos surrealistas a partir da invenção do
collage por Max Ernst. Como resultado daquela descoberta, a alquimia
que também emprega a linguagem erótica se instaurou como um meio de
intuir o que o véu da chamada realidade escondia. Para Floriano Martins
as leis do funcionamento da fotografia, aparentemente inalteráveis,
ficaram transgredidas da mesma maneira que sucedeu com a justaposição de
realidades opostas nos collages do pintor nascido nas margens do
Reno. Floriano Martins começa então sua longa e vigorosa exploração do
mundo exterior correspondente com o interior, como sempre quiseram os
discípulos de Hermes.
As
fotos eróticas de Floriano Martins constituem, neste sentido, a
expressão de uma arte que os alquimistas praticaram mediante suas
permutações. Em seu caso a carnalidade das imagens nos brindam a chave
de uma ars combinatória em vias de se transformar em ars
amatoria, onde as zonas erógenas se mantêm em contato voluptuoso, ao
mesmo tempo em que parecem sussurrar versos retirados da grande tradição
da poesia amorosa de todos os tempos. |
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Mucho más que ser un
simple instrumento para reproducir la realidad, la cámara fotográfica se
ha convertido en un valioso medio pictórico. En manos de un poeta –pues
de poesía siempre se trata- los lentes se convierten en lo que André
Breton llamó “observatorios del cielo interior”. Eso lo sabían bien los
primeros astrónomos imbuidos de hermetismo, que manipularon telescopios
y microscopios, percibiendo en la inmensidad la armonía de las esferas.
El Romanticismo descubrió las posibilidades poéticas que la fotografía
le añadía a nuestro conocimiento de la realidad. Me explico: empleo el
verbo conocer en su sentido bíblico, que es el punto de partida de
Floriano Martins para reproducir las composiciones que surgen
mágicamente del interior de sus aparatos fotográficos.
Digamos entonces que
los fluidos vitales de sus imágenes corresponden a otras evidencias,
sorprendidas por los surrealistas a partir de la invención del collage
por Max Ernst. Como resultado de aquel descubrimiento, la alquimia que
también emplea el lenguaje erótico, se instauró como un medio de intuir
lo que el velo de la llamada realidad escondía. Para Floriano Martins
las leyes del funcionamiento de la fotografía al parecer inalterables,
quedaron transgredidas de la misma manera que sucediera con la
yuxtaposición de realidades opuestas en los collages del pintor renano.
Floriano Martins comienza entonces su larga y enjundiosa exploración del
mundo exterior correspondiente con el interior, como siempre lo han
querido los discípulos de Hermes.
Las fotos eróticas de
Floriano Martins constituyen en ese sentido, la expresión de un arte que
los alquimistas practicaron mediante sus permutaciones. En su caso la
carnalidad de las imágenes nos brindan la clave de un “ars combinatoria”
en vías de transformarse en “ars amatoria”, donde las zonas erógenas se
mantienen en contacto voluptuoso, al mismo tiempo que parecen susurrar
versos entresacados de la gran tradición de la poesía amorosa de todos
los tiempos.
Carlos M. Luis |
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Objetos fotográficos de Floriano Martins |
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Revista InComunidade (Porto) |
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Carlos
M. Luis (Cuba, 1932). Poeta e artista plástico. Dirigiu em seu país o
Museo Cubano. Como ensaísta, publicou Tránsito de la mirada
(1991) e El oficio de la mirada (1998), além dos seguintes livros
de poesia:
Simulacro de lo
Absoluto
(1954), Entrada en la Semejanza (1965), e Nomadic and
Archeological Texts (2009). |
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© Maria Estela Guedes
estela@triplov.com
PORTUGAL |
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