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A poesia depende de nós tal como nós dependemos da poesia. Vaso
comunicante da existência transfigurada, o poeta está simultaneamente
muito abaixo e muito acima da vida que lhe foi dado cumprir e que
percorre ora em alegria ora em absoluta angústia. Isso é devido não só à
sua particular constituição genética que lhe permite comunicar com o
sagrado e o profano em termos específicos, mas também às condições da
maré social que o incitam, constrangem, limitam e sustentam.
As armas do poeta, “armas
miraculosas”, são apenas as palavras. Mas as palavras, por seu turno,
são tanto sinais mágicos como vias de participação secular. Por isso as
palavras do poeta têm um peso peculiar, são entidades estranhas cuja
entrada no mundo dos homens carece de decantação. É no corpo do poeta
que essa decantação se efectua, o poeta funciona como cadinho e athanor
a um tempo. Pode então estranhar-se que em dados casos existam na voz do
poeta linhas de fractura e lugares desertos que o separam da vida
quotidiana e da via societária limitada e vaga?
Porque o poeta é, na verdade,
encarnação de tudo o que pode subverter; e, aqui, estamos muito para
além da acção primária que se realiza na intervenção política. Sendo
participante e muitas vezes participante constrangido do dia-a-dia,
porque como ser humano é um semelhante dos seus companheiros de
existência e nesse campo não há privilegiados, o poeta tem nas mãos a
posse dum segredo estelar: através da sua acção a possibilidade de
modificação dos signos comuns, forjando unidades cuja maior ou menor
perfeição possam escapar ao indefinido: os poemas.
No plano da escrita o poeta é o
Adepto. Porque tudo depende de tudo, como no princípio e no fim da Obra,
a matéria – sendo embora a mesma – é já diferente e ilumina o
vazio.
Maurice Pons
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NICOLAU
SAIÃO [FRANCISCO GARÇÃO]
[Monforte do
Alentejo,1949, Portugal]
Poeta,
publicista, actor-declamador e
artista plástico. Efectuou palestras
e participou em mostras de Mail Art
e exposições em diversos países.
Livros: “Os objectos inquietantes”,
“Flauta de Pan”, “Os olhares
perdidos”, “Passagem de nível”, “O
armário de Midas”, “Escrita e o seu
contrário” (a publicar). Tem
colaboração dispersa por jornais e
revistas nacionais e estrangeiros
(Brasil, França, E.U.A. Argentina,
Cabo Verde...).
CONTATO:
nicolau49@yahoo.com |